Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G

Escrito por Diretoria de Relações Internacionais | Publicado: Terça, 06 Janeiro 2015 11:32
Coordenador do PEC-G/UFLA Prof. Antonio Chalfun Junior

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, PEC-G, é um dos instrumentos de cooperação educacional que o Governo brasileiro oferece a outros países. Tal cooperação é desenvolvida com base na assinatura de protocolos conjuntos envolvendo o Ministério da Educação (MEC), Instituições de Ensino Superior (IES), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e missões diplomáticas.

Em seu formato atual, instituído em 1998, o PEC-G possibilita a formação, em nível de graduação, nas instituições de Ensino Superior brasileiras, de recursos humanos de países com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais. “O PEC-G dará prioridade aos países que apresentem candidatos no âmbito de programas nacionais de desenvolvimento sócio-econômico, acordados entre o Brasil e os países interessados, por via diplomática.” (Manual do PEC-G, 2000, p.15). No referido Manual, constam 49 países participantes.

Hoje, cerca de 72 instituições de Ensino Superior, públicas e particulares, estão credenciadas no Programa que atende mais de 2100 estudantes em todo o Brasil. A coordenação local do PEC-G está a cargo do Diretor de Relações Internacionais. Às Coordenadorias dos cursos cabe definir as cotas de vagas que serão destinadas ao Programa – tais vagas são adicionais àquelas oferecidas, via Enem.

O estudante-convênio da UFLA sujeita-se às normas do pelo Decreto 7948/2013 e às deliberações da Instituição que o recebe.

Informações adicionais sobre o PEC-G podem ser obtidas na Secretaria da Diretoria de Relações Internacionais da UFLA, localizada no prédio da reitoria, ou nas páginas:

• Secretaria de Educação Superior, SESu, do MEC:   link
  • Divisão de Temas Educacionais, DCE, do MRE: link
Matrícula na UFLA - lista de documentos:
O estudante PEC-G aprovado deve, primeiramente, apresentar-se na Diretoria de Relações Internacionais da UFLA para conferência da documentação de matrícula e preenchimento da ficha cadastro.
  • Carta de apresentação da embaixada brasileira com autenticação consular (original);
  • Termo de compromisso para matrícula com autenticação consular (original);
  • Termo de responsabilidade financeira com autenticação consular (original);
  • Passaporte com visto temporário IV (cópia de todas as páginas);
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, traduzidos caso não estejam em português, legalizados pela autoridade consular (cópia autenticada);
  • Histórico escolar do ensino médio ou equivalente, traduzidos caso não estejam em português, legalizados pela autoridade consular (cópia autenticada);
  • Certidão de nascimento ou de casamento (cópia);
  • Atestado de saúde física e mental (cópia);
  • CPF (cópia);
  • 1 foto 3x4 recente;
  • Preencher a Ficha Cadastro no ato da matrícula.
Links úteis: