Mobilidade Acadêmica Internacional (MAI) – instruções detalhadas

Escrito por Flavinha Reis | Publicado: Segunda, 30 Março 2020 18:52
Mobilidade Acadêmica Internacional (MAI) - instruções detalhadas

São consideradas Mobilidades Acadêmicas Internacionais aquelas descritas na Resolução CEPE que estabelece as normais gerais para o ensino de graduação e no Regimento Geral da UFLA, desde que realizadas em país estrangeiro e observados os trâmites da Instrução Normativa N 017, de 28 de janeiro de 2022 que regulamente a MAI.

O processo é composto de três etapas:

1-     Autorização:

A solicitação de autorização para registro da Mobilidade Acadêmica Internacional deverá ser feita com no mínimo 15 (quinze) dias de antecedência à data de início desta atividade por meio do envio dos seguintes documentos para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

• Solicitação de autorização de mobilidade acadêmica internacional - formulário preenchido no SIG
    • Instruções para preenchimento do formulário no SIG: acessar o link disponível no SIG para Mobilidade Acadêmica Internacional e cadastrar uma solicitação. Retornar às solicitações e "clicar" em "enviar". Retornar às solicitações e imprimir.
  • Termo de Responsabilidade, assinado pelo discente e pela Coordenação do Curso, dando ciência e concordância à Mobilidade Acadêmica a ser realizada no exterior.
  • Plano de estágio, em caso de realização de estágios
  • Plano de estudos, em caso de realização de estudos
  • Plano de atividades, em caso de realização de curso de idiomas
  • Cópia da apólice de seguro
  • Comprovante de aceite da instituição de ensino ou da empresa concedente do estágio
  • Termo de Compromisso preenchido com a assinatura do responsável pela empresa ou universidade concedente, orientador na UFLA e discente interessado (documento obrigatório no caso de realização de estágio no exterior).

Os estudantes matriculados em disciplinas no momento do início da MAI devem ainda solicitar o cancelamento destas disciplinas ou o regime diferenciado (RD) para cursá-las conforme descrito na Instrução Normativa Nº 20 de 4 de agosto de 2022, sendo para isso necessário os seguintes documentos:

• Formulário I - a ser enviado para a DRI 20 dias antes do início da Mobilidade (no mínimo) para que a Diretoria manifeste no documento se o discente está apto ao Regime Diferenciado.
  • Autorização do professor para cada disciplina no caso de solicitação do RD (Formulário II)

Toda a documentação acima deve ser enviado à DRI (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) que irá encaminhar o processo à Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica relacionada ao discente para análise e parecer do coordenador.

É de única e exclusiva responsabilidade do estudante acompanhar o deferimento ou não de sua solicitação devendo providenciar a regularização de sua matrícula no caso de indeferimento.

2-     Renovação:

O estudante deve renovar sua matrícula em MAI no início de cada período letivo em que ainda estiver fora do país. É importante destacar que o período letivo em o discente estiver matriculado em MAI será computado para contagem do tempo de integralização curricular.  A solicitação de renovação deve ser feita através do SIG:

a)     O estudante deve solicitar a Renovação de matrícula em MAI no SIG no período estabelecido em calendário escolar para matrícula.

b)    Após selecionar "Atividade Acadêmica Internacional" no SIG, o discente redigirá o seu Relatório Parcial no próprio sistema, que agora conta com um espaço para isso. Após finalizar os procedimentos, o seu Relatório Parcial seguirá automaticamente para coordenação do seu curso, que o avaliará.

3-     Encerramento:

O encerramento da MAI dar-se-á com a finalização das atividades desenvolvidas pelo discente no exterior. Caberá ao discente solicitar o encerramento da AAI junto à DRI após o seu retorno ao Brasil com o envio dos seguintes documentos:

a)     Relatório Final das atividades devidamente preenchido e assinado, cópia das passagens aéreas de retorno e cópia de um certificado (ou histórico escolar) da instituição estrangeira.

b)  Nos casos em que foram cursadas disciplinas apresentar também histórico e ementas onde conste as disciplinas cursadas e o requerimento de aproveitamento de componentes curriculares disponível na página da PROGRAD na opção "Rotinas Acadêmicas".

c)  Nos casos em que foram desenvolvidas outras atividades acadêmico-científico-culturais deverá ser apresentado comprovante de conclusão das atividades ou formulário específico disponibilizado no sítio da DRI e o requerimento de aproveitamento de atividades (Requerimento Padrão, com justificativa - modelo disponível na página da PROGRAD na opção "Rotinas Acadêmicas").