Governo Federal oferece cursos presenciais de Inglês a interessados em ingressar no Programa Ciência sem Fronteiras

Escrito por Flavinha Reis | Publicado: Quinta, 17 Outubro 2013 17:53

Os cursos são completamente gratuitos e visam à preparação dos alunos que ainda não têm proficiência na Língua Inglesa

O Governo Federal, por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Ensino Superior (SESu), vai ofertar cursos presenciais gratuitos de Língua Inglesa a alunos de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) interessados em ingressar no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), mas que ainda não conseguiram a aprovação em testes de proficiência em Inglês, como o TOEFL e IELTS.

Os cursos serão destinados aos alunos de graduação de cursos elegíveis ao CsF, que atendam ao perfil definido pelo Programa e que estejam cursando - ou seja, com inscrição ativa - o My English Online - MEO, curso de Inglês online oferecido também gratuitamente pelo governo federal (Capes/MEC). É importante destacar que o aluno que já se inscreveu no MEO, mas não ativou sua senha, deve iniciar as atividades do curso imediatamente e permanecer ativo para poder ter acesso aos cursos presenciais.

Para participar dos cursos presenciais, os alunos de cursos de graduação elegíveis para o CsF e que já estejam ativos no MEO devem procurar o coordenador do programa IsF de sua instituição para se informar sobre os cursos disponíveis e sobre os processos de inscrição. Neste momento, 45 universidades federais de todo o Brasil darão início aos cursos presenciais por meio dos Núcleos de Língua Inglesa (NucLi).

O NucLi é mais uma iniciativa do IsF, em parceria entre as IFES, MEC/SESU e Capes, para apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras.

Os cursos na UFLA

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Núcleo de Línguas (NucLi) foi implementado pela Reitoria e funciona nas instalações do Pavilhão 6 com 04 salas, uma secretaria e um laboratório de Idiomas (salas 9a e 9b, 10, 13a e 13b).  O e-mail oficial do NucLi-IES é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o coordenador IsF é Prof.ª. Norma Joseph (DCH).

Em 2013, o NucLi da UFLA vai ofertar 360 vagas. As aulas presenciais serão realizadas ao longo da semana em horários alternativos (no horário do almoço, por exemplo) e aos sábados, no total de quatro horas de aulas presenciais por semana. Além disso, os alunos poderão ter acesso a três horas semanais de acompanhamento on-line.

As inscrições serão realizadas pela Internet por meio do site http://isf.mec.gov.br. Quando houver a abertura do sistema de inscrição, as datas serão divulgadas amplamente e com antecedência para acesso de todos os interessados.

O IsF

O Programa Inglês sem Fronteiras visa incrementar a elegibilidade dos discentes das Instituições Federais de Ensino Superior à mobilidade internacional estudantil, a partir do desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa. Saiba mais em isf.mec.gov.br.