Setor de Idiomas anuncia novas turmas de cursos gratuitos de inglês

Escrito por noellylopes | Publicado: Quarta, 18 Agosto 2021 19:54

O Setor de Idiomas (DRI/PRPG/UFLA) anuncia novas turmas de cursos de inglês. Os cursos terão duração de 32h e as aulas acontecerão por meio do campus virtual, no período de 06/09/2021 até 12/11/2021.

Os cursos serão destinados aos discentes, docentes, técnicos administrativos e funcionários terceirizados da UFLA (é necessário ter acesso ao e-mail institucional).

O interessado deverá escolher uma das turmas ofertadas e realizar a sua inscrição pelo google forms, no link https://forms.gle/1t4TXK1nfxWt4Hug7 de 10h do dia 19/08/2021 até às 10h do dia 27/08/2021. As listas dos alunos selecionados serão divulgadas no dia 02/09/2021, na página da Diretoria de Relações Internacionais.

Atenção: Antes de acessar o formulário o interessado deverá realizar login no e-mail institucional.

Serão ofertados os seguintes cursos:

1. Basic English: Nível B1 – Terças e quintas de 12h às 13h40min.

Professora: Taynara

Pré-requisitos: Certificado de aprovação do curso A2

Vagas: 50

Ementa: O curso proporcionará ao aluno intermediário uma base para comunicações em ambientes acadêmicos. Serão desenvolvidas simultaneamente, a partir de abordagens multimodais, as quatro habilidades (listening, writing, reading e speaking) com o objetivo de embasar seus conhecimentos sobre a língua dentro dos mais variados contextos. O curso terá enfoque nos seguintes quesitos: Estudos de habilidades integradas para uso independente da língua inglesa. Enfoque em práticas cotidianas do ambiente acadêmico e profissional. Compreensão de pontos principais de situações do dia-a-dia. Produção de gêneros textuais sobre experiências vividas. Aperfeiçoamento do repertório linguístico e estratégico.

2. Basic English: Nível B1 – Segundas e quartas de 12h às 13h40min.

Professor: Antonelly

Pré-requisitos: Certificado de aprovação do curso A2

Vagas: 50

3. Listening and Speaking: Academic Context – Nível A2 – Terças e quintas de 12h às 13h40min

Professor: Antonelly

Pré-requisitos: Certificado de aprovação do curso A1

Vagas: 30 Ementa: Estudos de habilidades integradas para uso independente da vertente oral da língua inglesa. Enfoque em simulação de um ambiente acadêmico e profissional com o intuito de preparar o aluno para situações do uso do inglês nesse tipo de cenário. Aperfeiçoamento do vocabulário acadêmico e profissional.

4. Reading Strategies - Nível A2 – Sábados das 8h às 12h

Professora: Taynara

Pré-requisitos: Certificado de aprovação do curso A1

Vagas: 30

Ementa: Este curso objetiva trabalhar a familiarização com competências leitoras voltadas ao reconhecimento e à compreensão de diversos gêneros acadêmicos e formais em língua inglesa, a depender dos propósitos produzidos pelo contexto sócio discursivo específico. Trabalharemos também com a prática de leitura, explicitando a análise de procedimentos facilitadores da compreensão de sentidos, tanto no âmbito verbal quanto no âmbito nãoverbal, considerando a multimodalidade dos processos de letramento. O curso será dividido nas seguintes habilidades: O emprego de estratégias de pré-leitura: identificação de gêneros textuais; antecipação de informações; ativação de conhecimento prévio/conhecimento de mundo; formulação de hipóteses (dedução). Emprego de estratégias de leitura: reconhecimento de cognatos e falsos cognatos; compreensão de vocabulário a partir do contexto; leitura para obter a ideia geral (skimming); leitura para buscar informações específicas no texto (scanning); leitura para identificar a ideia principal; leitura de informação não-verbal (imagens, tabelas e gráficos), com identificação de marcas tipográficas e elementos visuais; inferência contextual (compreensão do vocabulário a partir do contexto). Emprego de estratégias para ampliação de léxico: procedimentos de uso de recursos de consulta, dicionários de significados, de sinônimos e de uso da língua, além de softwares de correção textual. Prática de interpretação textual: distinguir fatos de opiniões; avaliar problemas e soluções; reconhecer e analisar procedimentos argumentativos; assumir uma posição crítica no processo de leitura.

Para esclarecimentos, entrar em contato com o Setor de Idiomas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.