Componente curricular da graduação é ministrado de forma conjunta por instituições da rede do Programa MARCA - Medicina Veterinária

Escrito por joyce.alves | Publicado: Segunda, 31 Janeiro 2022 21:10

O componente curricular Desarrollo Rural Sustentable foi parte das ações do projeto da rede do Programa MARCA - Medicina Veterinária, que foi selecionado como ganhador do Premio MARCA & SEGIB - “Innovación Universitaria mediante prácticas de intercambio virtual".

O componente curricular foi ministrado nos meses de setembro e outubro de 2021 de forma conjunta por docentes das instituições participantes da rede -  Argentina (Universidad Nacional del Litoral e Universidad Nacional de La Pampa); Brasil (Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Goiás e Universidade de Brasília); Bolívia (Universidad Autónoma Gabriel René Moreno); Colômbia (Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales); Uruguai (Universidad de La Republica) - e contou com a participação de um total de 30 estudantes de Medicina Veterinária destas instituições.

Veja o depoimento do docente da UFLA, Prof. Thiago Rodrigo de Paula Assis, sobre a experiência de ministrar este componente curricular:

A experiência de fazer parte da equipe do “Curso Internacional de Desarrollo Rural Sustentable” promovido pelo projeto Marca foi bastante enriquecedora. O convite partiu da coordenadora do curso de Veterinária da UFLA, professora Adriana Mello Garcia, e o curso foi coletivamente construído por uma equipe interdisciplinar de 12 docentes, pertencentes a 8 universidades, de 5 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia e Uruguai). A estruturação e execução conjunta do curso, e os espaços de interação proporcionados pelas aulas online foram bastante ricos para a troca de conhecimentos entre docentes e discentes, proporcionando também conhecer um pouco mais da realidade de diversos países da América Latina, que possuem muitas diferenças, mas também vários aspectos em comum quando pensamos em desenvolvimento rural sustentável.

Prof. Thiago Rodrigo de Paula Assis
Departamento de Administração e Economia
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA)

Foto de Thiago Assis